Total de visualizações de página

quinta-feira, março 05, 2015

Sobre inteligência

As 10 pessoas mais inteligentes da história


O engenheiro  americano Libb Thims, que estuda a genialidade humana, listou as pessoas mais inteligentes da história. O escritor alemão Johann Goethe lidera o ranking. Nas primeiras posições aparecem nomes como Leonardo da Vinci, Nicolau Copérnico, Isaac Newton, Galileo Galilei, Nikola Tesla, William Shakespeare, Voltaire e Marie Curie.
Para criar o tal ranking, Thims não usou somente o QI (quociente de inteligência) das personalidades – embora os testes de QI sejam uma medida altamente imprecisa e controversa, o método ainda é tido como uma das principais formas de avaliar as capacidades intelectuais.
Ele optou por considerar também a capacidade de realização de cada personalidade, antes de lhe conferir o título de gênio.
Os primeiros colocados na lista elaborada por Thims têm QI estimado em torno de 200. A título de comparação, cerca de 50% da população mundial possui QI de 90 a 105, que é considerada inteligência média. Estima-se que apenas 2% da população mundial possua QI acima de 150.
Confira abaixo:
Johann Goethe - A medida de QI estimada do escritor alemão varia de 210 a 225. Seu romance "Fausto", publicado em 1808, ainda hoje é considerado uma das maiores obras-primas da literatura alemã.
Johann Goethe -
A medida de QI estimada do escritor alemão varia de 210 a 225. Seu romance “Fausto”, publicado em 1808, ainda hoje é considerado uma das maiores obras-primas da literatura alemã.
Albert Einstein - O autor da teoria da relatividade revolucionou a física e sua foto simboliza a genialidade. A medida de QI estimada do alemão vai de 205 a 225.
Albert Einstein -
O autor da teoria da relatividade revolucionou a física e sua foto simboliza a genialidade. A medida de QI estimada do alemão vai de 205 a 225.
Leonardo da Vinci - Pintor, arquiteto, músico, matemático, botânico, geólogo, engenheiro e inventor. A medida de QI estimada do gênio italiano varia de 180 a 220.
Leonardo da Vinci -
Pintor, arquiteto, músico, matemático, botânico, geólogo, engenheiro e inventor. A medida de QI estimada do gênio italiano varia de 180 a 220.
Isaac Newton - O físico e matemático inglês, que formulou a lei da gravitação universal, teve papel fundamental na revolução científica do século 17. Seu QI estimado varia de 190 a 200.
Isaac Newton -
O físico e matemático inglês, que formulou a lei da gravitação universal, teve papel fundamental na revolução científica do século 17. Seu QI estimado varia de 190 a 200.
James Maxwell -  O físico e matemático escocês que viveu no século 19 formulou a teoria eletromagnética e é considerado um dos cientistas que mais influenciaram a física. Seu QI estimado varia de 190 a 205.
James Maxwell -
O físico e matemático escocês que viveu no século 19 formulou a teoria eletromagnética e é considerado um dos cientistas que mais influenciaram a física. Seu QI estimado varia de 190 a 205.
Rudolf Clausius -  O físico e matemático alemão, autor da segunda lei da termodinâmica, foi um dos primeiros cientistas a sugerir que as moléculas são feitas de átomos. Seu QI estimado varia de 190 a 205.
Rudolf Clausius -
O físico e matemático alemão, autor da segunda lei da termodinâmica, foi um dos primeiros cientistas a sugerir que as moléculas são feitas de átomos. Seu QI estimado varia de 190 a 205.
Nicolau Copérnico -  O QI estimado do matemático e astrônomo polonês varia de 160 a 200. Copérnico foi responsável pela descoberta do modelo heliocêntrico do universo, que colocou o sol, e não a Terra, como o centro do Sistema Solar.
Nicolau Copérnico -
O QI estimado do matemático e astrônomo polonês varia de 160 a 200. Copérnico foi responsável pela descoberta do modelo heliocêntrico do universo, que colocou o sol, e não a Terra, como o centro do Sistema Solar.
Gottfried Leibniz -  O matemático e filósofo alemão que viveu no século 17 aprofundou seus estudos em cálculo diferencial e integral e no sistema binário. Seu QI estimado varia de 182 a 205.
Gottfried Leibniz -
O matemático e filósofo alemão que viveu no século 17 aprofundou seus estudos em cálculo diferencial e integral e no sistema binário. Seu QI estimado varia de 182 a 205.
William Sidis - Foi uma criança prodígio americana. Aos 2 anos de idade, Sidis já lia o New York Times e escrevia (em inglês e francês) na máquina de escrever. Aos 9 anos, foi aceito na Universidade de Harvard — mas, sem capacidade emocional para frequentar as aulas, só pode ingressar aos 11 anos. Sidis faleceu com 46 anos em 1944 devido a uma hemorragia cerebral. A estimativa de seu QI varia de 200 de 300.
William Sidis – Foi uma criança prodígio americana. Aos 2 anos de idade, Sidis já lia o New York Times e escrevia (em inglês e francês) na máquina de escrever. Aos 9 anos, foi aceito na Universidade de Harvard — mas, sem capacidade emocional para frequentar as aulas, só pode ingressar aos 11 anos. Sidis faleceu com 46 anos em 1944 devido a uma hemorragia cerebral. A estimativa de seu QI varia de 200 de 300.
Thomas Young - O médico e físico inglês trouxe descobertas importantes na óptica e anatomia humana, como a causa do astigmatismo. A estimativa é que seu QI varia de 185 a 200.
Thomas Young -
O médico e físico inglês trouxe descobertas importantes na óptica e anatomia humana, como a causa do astigmatismo. A estimativa é que seu QI varia de 185 a 200.
A criatividade se tornou uma habilidade valiosa; ser criativo é ter a habilidade de gerar ideias originais e úteis, solucionar os problemas complexos e contribuir na inovação de processos, produtos e serviços. Baixe  aqui o e-book Criatividade Aplicada