Total de visualizações de página

domingo, novembro 23, 2014

Um mapa fantástico!

O mapa que qualquer pessoa que ama viajar deve ter por perto

Fonte: Revista Galileu

Mapa 'Endônimos do Mundo' mostra o nome de cada país grafado na língua local (Foto: Reprodução)
Você já ouviu falar no termo endônimo? Trata-se de um conceito não muito conhecido que abrange, basicamente, qualquer nome de país que esteja grafado no idioma e alfabeto locais daquele território. É o contrário deexônimo, que é justamente quando estrangeiros tomam a liberdade de adaptar os nomes próprios de lugares para a sua própria língua. No nosso caso, por exemplo, "abrasileiramos" London para Londres, Deutschland para Alemanha e New York para Nova Iorque.
Quando viajamos para o exterior e imergimos em culturas e tradições completamente distintas das nossas, o mínimo que podemos fazer é um esforço para entender aquele contexto. A começar pelo nome oficial da localidade, tal qual é utilizado pelos habitantes nativos e suas autoridades. Por este motivo o mapa Endonyms of the World é tão interessante para viajantes: seja por mera curiosidade, ou então para entender melhor a identidade do país que será seu destino.
O mapa possui o recurso de zoom e tem alta resolução, o que permite ler os nomes de países menores. Também inclui pequenos planisférios nas bordas retratando a distribuição geográfica das comunidades linguísticas mais expressivas do mundo: inglês, francês, árabe e espanhol. Segundo o criador, as quatro juntas abrangem 60% dos 254 países e territórios oficialmente reconhecidos.
Os finlandeses chamam sua terra natal de Suomen Tasavalta, e os noruegueses deKongeriket Norge:
 (Foto: Reprodução)
No Timor-Leste, apesar de uma das línguas oficiais ser o português, a grafia é um ~pouKo diferente da nossa: Repúblika Demokrátika Timór-Leste. O endônimo de Papua-Nova Guiné, marcado por uma mistura do inglês com dialetos locais, é Independen Stet Bilong Papua Niugini.
 (Foto: Reprodução)
Clique aqui para navegar pelo mapa e conferir mais detalhes.